quinta-feira, 18 de novembro de 2010

IDEIA: se tens marmelos... faz marmelada


Tempo de marmelos é igual a marmelada,claro está!
Como dispunha de uma quantidade generosa de tão rico nutriente, resolvi fazer a experiência de fazer a marmelada de 2 formas: a tradicional e a mais moderna, ou seja na famosa "Bimby, para assim poder dar uma opinião "cientificamente correcta" (!). E, digo-vos, que a grande vencedora deste duelo, desta vez foi a "Bimby"! Apesar de ambas as marmeladas terem ficado muito boas, pelo método tradicional é muito mais demorado, pelo que a relação qualidade/custo é melhor com a "Bimby".

Preparação na "Bimby":

  • 800 gr de marmelos com casca e sem caroços
  • 400 gr de açúcar (branco ou amarelo)
  • 1/2  limão descascado, sem a parte branca e sem caroços
Tritura-se o limão e os marmelos, durante 30 segundos, velocidade 5-7-9.
Baixa-se com a espátula o que ficar nas paredes, junta-se o açúcar e programa-se 30 minutos, temperatura 30º, velocidade 3.
Depois deste tempo , se ainda estiver muito liquida pode-se programar mais 10 minutos sem o copinho e com o buraco tapado com o cesto varoma. Fiz este processo por duas vezes pois gosto da marmelada mais rija.




Método Tradicional

  • 1, 2 Kg de marmelos com as cascas e sem caroços e partidos em pequenos pedaços
  • 700 gr de açúcar
  • 1pau de canela 
  • casca de 1 limão

Colocam-se todos os ingredientes na panela e deixa-se cozer em lume baixo, mexendo regularmente para não pegar, até atingir o ponto de estrada. No final, tritura-se bem, após ter retirado o pau de canela e a casca do limão.


A proporção de açúcar que é usada depende do gosto de cada um. Em muitas receitas aconselham a usar igual peso de marmelos e de açúcar. Pessoalmente, penso que metade do peso em açúcar é suficiente.

No final, coloquei a marmelada em recipientes devidamente esterilizados em água fervente e deixei arrefecer.
Depois de fria, cobri com papel vegetal embebido em aguardente (facilita a conservação por muito tempo), e tapei hermeticamente.

 
 
Com os caroços e algumas cascas que sobraram fiz um poco de geléia de marmelo.
 
Colocam-se os caroços, sem a parte preta, e as cascas numa panela, cobertos de água e deixa-se ferver durante algum tempo. Depois coa-se o líquido por um coador de rede fina e pesa-se esse líquido. Volta ao lume com metade do peso em açúcar, um pau de canela e casca de limão, para aromatizar. Deixa-se ferver até atingir o ponto de estrada.
 

Com uns rótulos todos catitas são um excelente presente para mimar a familia e os amigos!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário