sexta-feira, 11 de novembro de 2011

São Martinho não são apenas castanhas e vinho!






Neste dia de São Martinho, todos nos lembramos de comer as castanhas, de provar o vinho, ou alguma outra tradição, mas poucos nos lembramos do santo a quem o dia é dedicado. Podemos até conhecer a famosa lenda pela qual ele é mais conhecido, e que conta que este então soldado cortou ao meio a sua capa e a entregou a um mendigo para assim se agasalhar. Mas, a vida de Martinho mudou radicalmente com essa experiência de partilha. Abandonou a carreira militar e passou a dedicar-se à ajuda aos mais carenciados, acabando por ser feito santo pelo exemplo da sua vida de despojamento e caridade. E foi este modelo de humildade e compaixão que o tornou num dos santos mais amados da Idade Média, sendo a basílica, que foi construida em Tours, na França, em sua homenagem, um dos maiores centros de peregrinação de toda a Europa Ocidental.
Ainda hoje o seu espirito de partilha continua a ser fonte de inspiração: em 2005, São Martinho foi reconhecido pelo Conselho Europeu "personnage européen, symbole du partage". E este conceito de partilha reveste-se de uma oportuna contemporaneidade, pois urge neste nosso tempo criar uma nova cultura do dar!
A partilha é uma atitude que brota do coração dos que são sensíveis às necessidades dos outros. Não se deve limitar nem esgotar nos bens materiais, deve ir muito mais além. Aliás, a partilha de bens é mais fácil que a partilha de outras coisas, tais como o tempo, as emoções, a cultura, o saber, ...! E esta partilha não deve ser contaminada por outras intenções: procura de compensação ou retribuição, culto da própria personalidade, conquista de admiração, sentimento de superioridade, preenchimento do ego. Deve sim, ser uma dádiva gratuita, fraterna, alegre e desinteressada!
Que, inspirados no são Martinho, todos consigamos alcançar este dom!

Partilhando com todos do meu tempo e da minha disponibilidade  mostro-vos o meu bolo de castanhas, cuja receita a Susana do blog se7e pecados partilhou num outro dia de São Martinho (ver receita aqui).





1 comentário:

  1. Olá Manuela;

    como adoro castanhas este bolo para mim seria perfeito.
    Está com um aspecto fantástico e certamente delicioso:)

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar