A propósito do hábito que está a (re)nascer de levar o almoço para o trabalho, a Carla do Blog De cozinha em cozinha passando pela minha, criou um novo espaço chamado Marmita Expresso. Aqui ela pretende dar receitas e dicas para preparar a Marmita.
Para mim, esta é uma prática rotineira desde há muito tempo. Aliás, devido às características do meu trabalho, na maior parte dos dias, esta é mesmo a única forma de poder almoçar.
Quando se dispõe de microondas, para poder aquecer a comida, não há qualquer problema em arranjar o almoço. Basta ter sopa e fazer maior quantidade ao jantar para levar no dia seguinte. Quando não há forma de aquecer é que se torna um pouco mais difícil. Mas com alguma imaginação conseguem-se refeições apetitosas e agradáveis.
Mostro-vos a minha lancheira (já famosa lá pelos meus lados!), que comprei há alguns anos no Carrefour, vai tudo bem acondicionado em pouco espaço e as caixas são optimas, pois vedam bem, levam a quantidade certa, podem ir ao microondas e , apesar de já terem uns anos,ainda estão como novas.
Não sei se ainda se comercializam, pois nunca mais vi à venda. Mas penso que é possível comprar pela Net. A marca é Valira.
![]() |
Imagens retiradas da Net |
Existem no mercado muitos modelos de lancheiras: pequenas, grandes, modernas, retro, mais práticas, mais fashion, enfim, para todos os gostos.
![]() |
Imagens retiradas da Net |
Para quem tem algum dom para a costura, na Lemon squeezy home ensinam a fazer lancheiras caseiras.
Kyarabean, ou bento (lê-se bentô), é uma palavra japonesa que significa lancheira do almoço. Mas no Japão (e não só) os bentos são muito mais do que simples lancheiras, são uma verdadeira arte ao transformar a comida em divertidos e coloridos desenhos.
![]() |
Imagem retirada de http://vaiquevai.com.br/ |
A origem deste hábito vem das mães japonesas que tentavam decorar as lancheiras de modo divertido para incentivarem os filhos a comerem o almoço todo. No entanto, esta prática difundiu-se de tal modo que, hoje em dia, existe uma verdadeira "bentomania", com diversos acessórios para as lancheiras, livros e até concursos sobre este assunto.
A Anette do Blog Freak Veggie é uma adepta dos bentos.
Mesmo não percebendo nada de japonês, também vale a pena passar pelo blog e-obento, da Mari Miyazawa, para ver as imagens destas verdadeiras obras de arte.
A Joana Roque no Blog A economia cá de casa tem receitas maravilhosas para levar na marmita.
O Blog Os amigos da Marmita também foi criado com o objectivo de dar ideias para as pessoas que preferem levar a comida de casa para o trabalho. E até criaram um grupo de partilha no facebook.
Seja com mais ou menos originalidade, com mais ou menos trabalho, as vantagens de levar o almoço para o trabalho são muitas:
- economia de tempo
- economia de dinheiro
- saber aquilo que se come
- poder decidir as ementas
- alimentação mais saudável
- alimentação mais variada
- comer a horas
Então, do que está à espera? Como diz a Carla, toca a "marmitar"!
Estes lunch bags podem ser adquiridos aqui
Mas que boas sugestões!
ResponderEliminarSempre atenta!
Beijo.
isa.
Manuela,
ResponderEliminarAdorei a tua lancheira. Vou já fazer pesquisas na net. E vou também deixar uma referência no "marmita expresso" para esta tua postagem.
Beijinhos e uma boa semana de trabalho...e não só!
Também já levo a marmita há pelo menos 7 anos para o meu local de trabalho que normalmente é o carro...
ResponderEliminarAgora com Bentos.
Recomendo vivamente!
Beijinho e obrigada pela menção!!!
Atravès da net, não se compra as lancheiras da valira, compras-se no corte inglês, ok. As mais baratas passam dos 30 euros, eu tenho uma...
ResponderEliminarhttp://osamigosdamarmita.blogspot.com