domingo, 15 de maio de 2011

"Marmitar"


 
 
A propósito do hábito que está a (re)nascer de levar o almoço para o trabalho, a  Carla do Blog De cozinha em cozinha passando pela minha, criou um novo espaço chamado Marmita Expresso. Aqui ela pretende dar  receitas e dicas  para preparar a Marmita.
 
Para mim, esta é uma prática rotineira desde há muito tempo. Aliás, devido às características do meu trabalho, na maior parte dos dias, esta é mesmo a única forma de poder almoçar.
 
Quando se dispõe de microondas, para poder aquecer a comida, não há qualquer problema em arranjar o almoço. Basta ter sopa e fazer maior quantidade ao jantar para levar no dia seguinte. Quando não há forma de aquecer é que se torna um pouco mais difícil. Mas com alguma imaginação conseguem-se refeições apetitosas e agradáveis.
 
Mostro-vos a minha lancheira (já famosa lá pelos meus lados!), que comprei há alguns anos no Carrefour, vai tudo bem acondicionado em pouco espaço e as caixas são optimas, pois vedam bem, levam a quantidade certa, podem ir ao microondas e , apesar de já terem uns anos,ainda estão como novas.
 
 
 
 
 
Não sei se ainda se comercializam, pois nunca mais vi à venda. Mas penso que é possível comprar pela Net. A marca é Valira.
 
 
Imagens retiradas da Net
 
 
 
   Existem no mercado muitos modelos de lancheiras: pequenas, grandes, modernas, retro, mais práticas, mais fashion, enfim, para todos os gostos.
 
 
 
Imagens retiradas da Net



Para quem tem algum dom para a costura, na  Lemon squeezy home ensinam a fazer lancheiras caseiras.

DSCF0906



  
   Kyarabean, ou bento (lê-se bentô), é uma palavra japonesa que significa lancheira do almoço. Mas no Japão (e não só) os bentos são muito mais do que simples lancheiras, são uma verdadeira arte ao transformar a comida em divertidos e coloridos desenhos.


Imagem retirada de http://vaiquevai.com.br/


    A origem deste hábito vem das mães japonesas que tentavam decorar as lancheiras de modo divertido para incentivarem os filhos a comerem o almoço todo. No entanto, esta prática difundiu-se de tal modo que, hoje em dia, existe uma verdadeira "bentomania", com diversos acessórios para as lancheiras, livros e até concursos sobre este assunto.

   A Anette do Blog  Freak Veggie é uma adepta dos bentos.

   Mesmo não percebendo nada de japonês, também vale a pena passar pelo blog e-obento, da Mari Miyazawa, para ver as imagens destas verdadeiras obras de arte. 
 

   A Joana Roque no Blog A economia cá de casa tem receitas maravilhosas para levar na marmita.


   O Blog Os amigos da Marmita também foi criado com o objectivo de dar ideias para  as pessoas que preferem levar a comida de casa para o trabalho. E até criaram um grupo de partilha no facebook.


   Seja com mais ou menos originalidade, com mais ou menos trabalho, as vantagens de levar o almoço para o trabalho são muitas:
  • economia de tempo
  • economia de dinheiro
  • saber aquilo que se come
  • poder decidir as ementas
  • alimentação mais saudável
  • alimentação mais variada
  • comer a horas

Então, do que está à espera? Como diz a Carla, toca a "marmitar"!




 Estes lunch bags podem ser adquiridos aqui
 
 
 
 
 
 


4 comentários:

  1. Mas que boas sugestões!
    Sempre atenta!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  2. Manuela,
    Adorei a tua lancheira. Vou já fazer pesquisas na net. E vou também deixar uma referência no "marmita expresso" para esta tua postagem.
    Beijinhos e uma boa semana de trabalho...e não só!

    ResponderEliminar
  3. Também já levo a marmita há pelo menos 7 anos para o meu local de trabalho que normalmente é o carro...
    Agora com Bentos.

    Recomendo vivamente!

    Beijinho e obrigada pela menção!!!

    ResponderEliminar
  4. Atravès da net, não se compra as lancheiras da valira, compras-se no corte inglês, ok. As mais baratas passam dos 30 euros, eu tenho uma...
    http://osamigosdamarmita.blogspot.com

    ResponderEliminar